perfil

Graduei-me em Direito na Universidade de São Paulo no ano de 1998. Em 2001 obtive na mesma faculdade o título de Mestre em processo, com a monografia “Preclusões para o juiz – preclusões pro iudicato e preclusão judicial”. Em 2004 obtive na mesma faculdade o título de Doutor com a tese “Ações probatórias autônomas”. Na docência comecei minha carreira no EXORD, curso preparatório para concursos públicos, mais precisamente para a OAB. Praticamente ao mesmo tempo passei a ministrar aulas de processo civil na UNIP (Universidade Paulista), primeiro no campus Paz e, posteriormente, no campus Vergueiro. Foi na UNIP que tive o prazer de ter sido duas vezes escolhido como paraninfo da turma, maior honraria que um professor pode ter e pela qual serei eternamente grato. Também ministrei aulas de processo civil na Faculdade São Marcos, por aproximadamente dois anos e na Faculdade Mackenzie, por aproximadamente seis anos. Atualmente não ministro aulas em faculdades, por falta de tempo e pelo desencanto com a graduação.

Em cursos preparatórios para carreiras jurídicas, comecei no EXORD, fui para o ROBORTELLA, participei do inicio do curso LFG, que à época se chamava IELF (Instituto de Ensino Luiz Flávio), passei quase três anos no curso FMB (Flávio Monteiro de Barros), de onde só tenho boas recordações, dos funcionários e alunos. Posteriormente, fui para o Praetorium, em Belo Horizonte, curso satelitário do qual fui desligado em 2009 por razões ainda desconhecidas por mim, mas para o qual retornei atendendo gentil convite dos amigos Nestor Távora e Leonardo Moreira no ano de 2010.

Atualmente ministro aulas no curso LFG (Luiz Flávio Gomes), transmitidas de São Paulo, no Curso Forum, transmitidas do Rio de Janeiro, no curso Supremo em Belo Horizonte, e no curso Praetorium, com aulas transmitidas de São Paulo. São muitas viagens, muitos compromissos, mas tenho prazer em dar aulas nesses cursos, coordenados por pessoas sérias e comprometidas com os alunos, que compartilham de meus ideais quanto ao ensino dos concursandos.

Ministro ainda aulas de especialização em diversas instituições, como a AASP (São Paulo); ESA/SP (São Paulo e Jundiaí); EPD (São Paulo), FAAP (São Paulo e Ribeirão Preto), PUC-COGEAE (São Paulo e Sorocaba), FADISP (São Paulo), Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (Brasília); Jus Podivm (Salvador), FDSM (Pouso Alegre); ABDPC (Porto Alegre); FDV (Vitória); CESUPA (Belém), dentre outros.

Meu primeiro livro foi lançado pela Editora Método, do grande amigo Vauledir, no ano de 2003. A obra “A nova reforma processual” foi escrita em coautoria com Sérgio Shimura, Alberto Camiña Moreira e Luiz Orione Neto na primeira edição e com os dois primeiro autores mencionados e Ricardo de Carvalho Aprigliano e Oreste Nestor de Souza Laspro na segunda edição. Foi também o Vauledir, por meio de sua editora, que confiou em minha monografia de mestrado, rejeitada pelas “grandes” editoras pela alegada falta de apelo comercial. Não me esqueço de como é difícil começar sem padrinhos, sem bajular ninguém... Em 2004 lancei pela Editora Método o livro Preclusões para o juiz – preclusão pro iudicato e preclusão judicial no processo civil. Em 2005 lancei pela mesma editora o livro Competência no processo civil.

Em 2007, junto com os amigos Rodrigo Mazzei, Rodrigo da Cunha Lima Freire e Glauco Gumerato lancei pela RT a obra Reforma do CPC, e repetimos a dose no ano seguinte, com a obra Reforma do CPC 2. Em 2008 lancei pela Editora Saraiva minha tese de doutorado “Ações probatórias autônomas” e em 2009, novamente pela Editora Método, o Manual de Direito Processual Civil. Em 2010, em conjunto com meu bom amigo Rodrigo da Lima Cunha Freire (sofredor-torcedor do América de Natal), lancei pela Editora Jus Podivmdo bom baiano Ricardo Didier o CPC comentado para concursos.

Além das obras citadas, tive a oportunidade de coordenar pela Editora Método dois livros de coletâneas de artigos: no ano de 2005, juntamente com Sérgio Shimura coordenei o livro “Execução no processo civil – novidades & tendências” e no ano de 2009 o livro “Provas -Aspectos atuais do direito probatório”.

Tenho ainda artigos publicados em livros e revistas especializadas, que podem ser visualizados em meu curriculum lattes: http://lattes.cnpq.br/9295008600532005.

Em minha vida pessoal, sou casado com a melhor mulher do mundo, a Aline, que me deu o filho mais sensacional que um pai poderia desejar, o Joaquim. Moro em São Paulo, onde mantenho um escritório com duas sócias, Carolina De Rosso Afonso e Rossana Daly de Oliveira Fonseca, sendo que esta última cuida de nossa filial em Natal-RN. Nos momentos de lazer gosto de ficar em casa com a família ou ir ao Canindé ver um jogo da gloriosa e única Portuguesa de Desportos, time de meu coração.

Acompanhe nas redes sociais